Esse livro tem sido severamente criticado por causa de sua linguagem sensual. Seu
direito a um lugar na Bíblia é defendido por religiosos de todas as épocas. Muitos o
consideram uma alegoria espiritual do afeto que existe entre Deus e seu povo escolhido,
ou entre Cristo e a igreja.
O livro é um poema oriental. As expressões ardentes só podem ser devidamente
interpretadas pela mente espiritual madura.
Autor: Salomão, de acordo com a tradição.
SINOPSE
O noivo representa a Cristo; a noiva representa a igreja.
I. Comunhão espiritual entre a noiva e o Noivo celestial, 1:1—2:7
II. A noiva perde seu companheiro e o busca, 2:8—3:5
III. Discursos ardentes do noivo e da noiva acerca do amor mútuo e os elogios de
um ao outro, 3:6, 4, 5, 6, 7, 8:14
Expressão-chave: “O meu amado”, título que os crentes dão a Cristo, 2:16.
Texto afim: Sl 45.
Ilustrações complementares
O Noivo celestial
Seu amor cobre todos os defeitos da noiva, Ct 4:7.
Seu regozijo por ela, Is 62:5.
Deu sua vida por ela, Ef 5:25.
Virá reclamá-la, Mt 25:6.
A noiva
Ama o noivo, Ct 2:16.
Sente a própria indignidade, Ct 1:5.
Purificada e vestida com vestes imaculadas, Ap 19:8.
Adornada com as jóias da graça divina, Is 61:10.
Convida para as bodas, Ap 22:17.
O banquete do casamento
Preparado pelo Pai, Mt 22:2.
Preparativos caros, Mt 22:4.
O convite é uma grande honra, Ap 19:9.
O convite, desprezado por muitos, Mt 22:5.
O convite estende-se a todas as classes, Mt 22:10.
O convidado que não usar as vestes nupciais pode ser excluído, Mt 22:11-13.
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