Autor: O “profeta do Templo”, nascido provavelmente durante os setenta anos do
cativeiro na Babilônia. Talvez tenha regressado a Jerusalém com Zorobabel. Era colega
de Zacarias, Ed 5:1; 6:14.
Tema principal: Fortes repreensões por causa do descuido para com a construção do
Templo, unidas a alentadoras exortações e promessas aos que estavam comprometidos
com a obra.
Texto-chave: 2:4.
Contexto histórico: O remanescente que havia regressado do Exílio estava mais
preocupado com assuntos próprios e com o embelezamento de suas casas que com a
reconstrução da casa de Deus. A obra estava parada havia anos, 1:4.
SINOPSE
I. Repreensão cortante, mostrando que Deus havia retido suas bênçãos materiais
porque o Templo fora deixado em ruínas, 1:3-11
II. Palavras de ânimo por ocasião da retomada da obra de reconstrução do
Templo, 1:12-15
III. Promessas inspiradoras aos idosos que se entristeciam por causa da
inferioridade da estrutura que edificavam comparada à do Templo de Salomão,
2:3. (O profeta apontou-lhes a manifestação vindoura do poder divino e a aparição do
Messias, quando a glória do Senhor encheria a casa, 2:7-9.)
IV. Recordação de que o povo era indigno de erigir uma casa ao Senhor dos
exércitos, 2:10-14
V. Predições da condenação das nações pagãs e palavras de louvor a Zorobabel,
instrumento escolhido de Deus, 2:20-23
Passagens notáveis, 2:4-9
A presença divina, fortalecedora, v. 4.
O poder divino, que faz estremecer, v. 6.
A glória divina, consoladora, v. 7.
A paz divina, vindoura, v. 9.
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