Autor: Indeterminado. Crê-se que tenha sido revisado por Esdras. No texto hebraico, 1
e 2Crônicas são um só livro.
Período: Provavelmente foi escrito durante ou logo após o Exílio. Pode ser considerado
um suplemento aos livros de 1 e 2Samuel e 1 e 2Reis. Algumas descrições históricas
são quase idênticas às dos livros anteriores.
Tema principal: A soberania de Deus, 4:9,10; 5:20; 11:14; 12:18; 14:2,10,14,15.
Personagem central: Davi (v. a história de sua vida em 1058 e 4303).
Particularidades: Os livros de Samuel e de Reis referem-se a eventos de ambos os
reinos, enquanto Crônicas se ocupa quase exclusivamente da história de Judá.
SINOPSE
I. Genealogias e morte de Saul
1. Genealogias, caps. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
2. Derrota e morte de Saul, cap. 10
II. O reinado de Davi
1. Sua ascensão ao trono; a tomada de Jerusalém; seus homens e seu poderoso exército,
caps. 11 e 12
2. O erro de tentar transportar a arca em um carro novo, cap. 13
3. Vitória sobre os filisteus, cap. 14
4. A arca trazida a Jerusalém, cap. 15
5. A grande festa de regozijo, cap. 16
6. O desejo de construir um templo para o Senhor não lhe é concedido, cap. 17
7. As grandes vitórias militares, caps. 18, 19, 20
8. O censo pecaminoso, cap. 21
9. Os materiais para a construção do Templo, a cargo de Salomão, cap. 22
10. A organização dos assuntos do reino, caps. 23, 24, 25, 26, 27
11. Últimas instruções de Davi ao povo e a Salomão; Salomão torna-se rei, caps. 28 e
29; morte de Davi, 29:28
Passagens notáveis
A oração de Jabez, 4:10.
Davi derrama a água do poço de Belém, 11:17-19.
O salmo de Davi, 16:7-36.
Descrição do coro e da orquestra de Davi, cap. 25.
Última bênção e oração de Davi, 29:10-19.
O diagrama mostra o nível moral da vida dos reis de Judá, cujo exemplo foi seguido
pelo povo — levando o reino à queda. Reis como Davi, Asa, Jeosafá, Joás, Jotão,
Ezequias e Josias foram gigantes espirituais, apesar de seus defeitos.
Devido a esses governantes, a nação ficou a salvo da destruição por um longo período.
A grande maioria dos reis, no entanto, como revela o desenho, não viveu no plano
elevado da justiça, mas desceu a pecados graves e à idolatria, trazendo o juízo divino
que resultou no cativeiro babilônico.
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