SELECT LANGUAGE

terça-feira, 24 de julho de 2012


Porque os livros apócrifos só constam na bíblia Católica?

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Querido "Hei de Vencer", boa noite!

Apócrifo vem do grego e significa "escrito escondido".

Eles não constam da Bíblia (só tem uma), porque o Velho Testamento hebraico (que é o único e original) não os tem também.
Isto, devido ao conteúdo destes livros e conteúdo pouco exemplar - como, por exemplo, de um anjo que ensina a mentir.
Não são considerados "canônicos" pelos estudiosos da Bíblia.

Copiei, para você, o seguinte texto (*):

- Os apócrifos não reivindicam ser proféticos.
- Contêm erros históricos (ver Tobias 1:3-5 e 14:11) e graves heresias, como a oração pelos mortos (2 Macabeus 12:45,46; 4).
- Embora seu conteúdo tenha algum valor para a edificação nos momentos devocionais, na maior parte se trata de texto repetitivo; são textos que já se encontram nos livros canônicos.
- Há evidente ausência de profecia, o que não ocorre nos livros canônicos.
- Os apócrifos nada acrescentam ao nosso conhecimento das verdades messiânicas.
- O povo de Deus, a quem os apócrifos teriam sido originalmente apresentados, recusou-os terminantemente.
- A comunidade judaica nunca mudou de opinião quanto aos livros apócrifos. Alguns cristãos têm sido menos rígidos e categóricos; mas, seja qual for o valor a eles atribuído, fica evidente que a igreja como um todo nunca aceitou os livros apócrifos como Escrituras Sagradas.

Um abraço, meu caro - não ligue para as "pedradas" - só se jogam pedras nas árvores que dão bons frutos!

Um abraço!

Fonte(s):

  • 1 pessoa avaliou como boa
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
ok

Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas

 

Outras Respostas (10)

  • Como Deus passou 400 anos em silencio, sem se comuicar com profetas, O concilio de Trento decidiu que livros que não fazem parte do cânon hebraico, e que não foram inspirados por Deus, fizessem parte do Antigo testamento. Sete livros que foram implantados em 1546, na contra reforma protestante Por questão de interesses poíticos, cada imperador queria intoduzir seu pensamento a BIblia Sagrada. A prova é que Tobias é um livro altamente herege:
    Tobias, um romance do período em que Israel esteve cativo pela Assíria, fala de um demônio chamado Asmodeu cuja especialidade é destruir matrimônios, matando os maridos, tantos quantos a mulher for entregue (Tobias 3:8).
    Na referência (Tobias 4:10), o texto atenta contra a salvação pela fé, (Éfesios 2:8,9) declarando o seguinte: "... a esmola livra da morte e impede que se caia nas trevas...", o que, obviamente, está relacionado ao contexto espiritual. Sem dúvida, é um dos trechos dos quais a Igreja católica Apóstata Romana extrai a idéia que as boas obras pode prover salvação.
    Em Tobias 12:7, Rafael faz uma declaração que contradiz a experiência de Jó, quando diz: "Praticai o bem e a desgraça não vos atingirá", o que parece restringir Deus a uma automaticidade que não existe.
    Os autores dos livros apocrifos, no final dos seus escritos pedem desculpas por algum erro que possam ter cometido.
    Diferente dos verdadeiros profetas de Deus que afirmam com convicção: Assim diz o Senhor !! percebe a diferença ?

    Fonte(s):

    Biblia sagrada
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • Tem certeza, e a Biblia da Igreja ortodoxa ?, porque ela tem esses livros que Vc chama de apocrifos ?

    A Igreja Católica inclui sete livros e dois textos adicionais ao Antigo Testamento como parte de seu cânone bíblico (os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácides), Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel). Estes textos são chamados deuterocanónicos (ou "do segundo cânon") pela Igreja Católica. As igrejas cristãs ortodoxas, e as outras igrejas orientais, incluem, além de todos estes já citados, outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos adicionais ao final do livro dos Salmos (umo nas Bíblias das igrejas de tradição e extração cultural grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca)[2]. As igrejas cristãs protestantes, dentre outros grupos, consideraram todos estes textos como apócrifos (ou seja, textos que carecem de inspiração divina). Mas alguns deles os reconhecem como leitura proveitosa e moralizadora, além do valor histórico dos livros dos Macabeus.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia

    E quando Gutemberg trsduzui a Bíblia em 1450, ou seja antes do Concílio de Trento em 1545, a Bíblia já tinha 72 livros, Veja:

    http://prodigi.bl.uk/treasures/gutenberg… 
  • Essa é de lascar!
    Se quem denominou os livros como úteis ou inúteis aos seus propósitos foi o primeiro imperador católico, aliás, o que instituiu o cristianismo e assim decidiu quem era apócrifo ou não, isso, ao julgamento de um ser ao menos razoável só indica que a única Bíblia verdadeira é a da ICAR.

    É como dizer que o fusca da VW é falso e verdadeiro é o da chevrolet!

    Essa é pra rir!

    "Hei de vencer", assim jamais conseguirás!
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • Porque o Vaticano está influenciado pelo príncipe deste século, Satanás.

    Deus escolheu o povo israelita e nunca voltou atrás, para este ser o portador da sua Palavra. Até mesmo entre os apóstolos de Cristo Jesus não houve nenhum que não fosse israelita.

    Então seria mais convincente que o Vaticano acrescesse textos no Novo testamento, que é desprezado pelos judeus, do que no Velho Testamento que é a base da religião do judaísmo.

    Portanto é muito incoerente ao Catolicismo ter feito estas adições, e para não ser relapso digo, ser uma grande heresia e falta de respeito para com a genuína Palavra de Deus.

    Ora, se nem mesmo os judeus não concordam e não tem estes textos como sagrados, como nós gentios podemos tomar lugar num ministério que a nós não nos foi proposto?

    Os apócrifos foram repudiados até mesmo por alguns do clero católico de antemão, mas passando os séculos não só os apócrifos foram acrescidos como também várias outras coisas, em súmulas papais e Concílios, perventendo o culto a Deus, como fábulas diversas e idolatria.

    Satanás até quando intentou cumprir com este desígnio terrível, ainda o fez de maneira leviana.

    Os apócrifos (palavra de Belial) não enganam os judeus e não enganam os verdadeiros cristãos.

    Paz.

    Fonte(s):

    PALAVRA DE DEUS
    • 2 pessoas avaliaram como boa
  • É assim...
    Nas bíblias atuais estão sendo feitas várias versões e atualizações e a católica vem com uma mesma versão desde a antiguidade, onde desde a década de 40 se formaram diversas comanhias para publicar suas versões da bíblia, mais visados ao protestantismo.
    Fora tudo isso, eles acharam meio sem "importância" esses livros chamados apócrifos que em geral abominam muito a idolatria, principalmente o livro apócrifo de Sabedoria, na bíblia católica.
  • Graça e Paz.
    Esses livros apócrifos ou seja obscuros ou escondidos, são na verdade
    uns 14 livros que não se acham no AT e NT da Bíblia evangélica ou protestante e
    tiveram a sua origem nos séculos III a I a.C e na sua maioria de
    autoria incerta.
    Esses livros não são aceitos na Bíblia hebraica ou seja o nosso Antigo
    Testamento e foram livros escritos depois de terem cessado as
    profecias, os oráculos e a revelação direta do AT, mas a certa altura,
    entretanto esses livros foram acrescentado a Septuaginta, uma tradução
    grega da Bíblia hebraica que surgiu na quele período.
    Os livros apócrifos nunca foram reconhecidos pelos judeus como parte das Escrituras Sagradas.
    Nunca foram citados por Jesus Cristo,nem qualquer parte do NT, não eram
    reconhecidos pela igreja primitiva como canônicos nem como divinamente
    inspirados por Deus.
    São estes os livros apócrifos e seu panoramas:
    Livros históricos: Terceiro Esdras, Primeiro Macabeus, Segundo Macabeus.
    Ficção religiosa: Tobias, Judite, Acréscimo ao livro de Ester, A oração
    de Azarias e o Cântico dos Três Moços, Suzana, Bel e o Dragão.
    Literatura sapiencial: Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, Carta de Jeremias, A oração de Manassés.
    Literatura apocalíptica: Quarto Esdras.
    Paz do Senhor.
    • 2 pessoas avaliaram como boa
  • por que a igreja católica adotou e canonizou esses livros de origem oculta,livros apócrifos são livros de historiadores judaicos que viveram antes e outros depois da era cristâ. existem po exemplo os livros de (tobias,judite,sabedoria,existem tres capitulos apócrifos em daniel,o evangelho de pedro,e o de tomé...)a igreja católica embora reconheça que esses livros não tenha nenhum valor inspirado mas aceita-os pela evidencia histórica.também devido a que os livros apócrifos apóiam muitas doutrinas ensinadas pelo catolicismo,como exemplo há textos dos livros ap´crifos que emsinam a adoração de imagems,o purgatório,a imortalidade da alma...embora a biblia não ensine essas doutrinas. o livro de tobias por exemplo fala-se de um homem que adora a Deus e que vai em busca de cura para a cegueira de seu pai por meio de metodos pagoes como queimar um fel de um peixe,esse costume era comum entre os caldeus,sumérios e babilõnios para curar doenças, esse método é ligado ao espiritismo.outra coisa interessante é que jesus, paulo,pedro e outros personagems e escritores biblicos fazem referências a varios livros da biblia como ex. paulo cita gênesis,amós,joel,isaias eoutros livros mas nunca cita-se judite,baruque,eclesiastico,sabedoria,ev… de tomé...tudo isso nos ajuda a emtender que livros apócrifos naõ podem ser levados em consideração ao se discutir pontos biblicos.(joão 17:17).
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • Esta pergunta comprova o quanto os evangélicos mentem a respeito da bíblia ser a sua única fonte de fé.
    1. Nós católicos cremos em tudo que a Bíblia ensina, porque a Igreja diz que a Bíblia é verdadeira.
        E você? Quem lhe garante que sua Bíblia é verdadeira? (Por favor não apele dizendo que é Jesus, pois todo o Novo Testamento foi escrito depois de Jesus). Até podemos perguntar: quem lhe garante que o NT é verdadeiro?
     2. A Igreja ensina que os livros da Bíblia são 73. Os protestantes dizem que são 66.
    a) Eu creio que são 73, porque a Igreja assim ensina.
        Você que só crê na Bíblia, onde está escrito na Bíblia que os livros inspirados são 66?
    b) Vocês afirmam que os católicos adicionaram livros à Bíblia.
    Como explicar, se em 1455/60, quando a Bíblia foi impressa, já continha os 73 livros? (cf.Bíblia de Gutemberg )
     3. Jesus chamou a Pedro de pedra (Kefas ou Cefas), pois Jesus falava em aramaico.
    - Nós católicos acreditamos.
    - Porque vocês protestantes negam todas estas passagens que Pedro é chamado de Cefas: Jo, 1,42; 1Cor 1,12; 3,22;  9,5; 15,5; Gl 1,18; 2,9; 2,11; 2,14 ?
    4. Jesus disse: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna" (Jo 6,54)
    - Nós católicos obedecemos ao Senhor e comemos sua carne e bebemos o seu sangue.
    - Você não faz isso, como pode ter a vida eterna?
     5. Para não haver nenhuma dúvida ou interpretação falsa, Jesus disse ainda:
    "a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente
    uma bebida."(Jo 6,55).
    - Nós católicos acreditamos.
    - Vocês protestantes acreditam que a carne de Jesus é verdadeiramente uma comida e o seu sangue, verdadeiramente uma bebida?
    - Com quem você fica, com os que abandonaram Jesus ou com os apóstolos que confessaram, junto com Pedro: "Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna" (Jo 6,68) ?
     6. Jesus disse: "Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos"(Jo 20,23).
    - Nós católicos acreditamos e confessamos os nossos pecados ao sacerdote (ordenados pelos Bispos, que são os sucessores dos apóstolos, que receberam esta ordem de Jesus).
    - Como vocês não confessam, não têm seus pecados perdoados, como podem entrar na vida eterna?
    7. A Bíblia diz que todas as gerações chamarão Maria de Bem-aventurada.(cf. Lc 1,48).
    - Nós católicos proclamamos Maria, bem-aventurada.
    - E vocês?
    8. Jesus disse: "Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou" (Lc 10,16)
    - Nós católicos ouvimos os apóstolos (e seus legítimos sucessores), por isso ouvimos Jesus.
    - Vocês não aceitam o Papa e os bispos que receberam o mandato dos apóstolos. Como podem estar seguindo Jesus?
    9. A Bíblia diz:  "sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal"(2Pd 1,20).
    Se todo mundo é capaz interpretar, então por que existem milhares de seitas protestantes ensinando coisas tão contraditórias?
  • rsrsrsrs

    Pesquise no Wikipedia a palavra Septuaginta. É sobre essa versão que a bíblia católica se baseia, versão datada de 300 a 100 a.C.
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • Por motivos obvios. A Igreja tem autoridade para por e tirar livros. O que não acontece com as outras Igrejas.
    • 3 ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário